O crescimento ─ por necessidade económica das famílias ─ da agricultura urbana acontece em todo o continente.
Tal como Mercados Africanos analisou no editorial publicado mais cedo hoje (17/04), as cidades africanas já enfrentam enormes problemas: mais de metade dos moradores vivem em bairros superpovoadas; cerca de 200 milhões sobrevivem com menos de 2 dólares por dia e nas áreas urbanas pobre, as crianças têm tanta probabilidade de sofrer de desnutrição crónica quanto as das áreas rurais, ou pior ainda.
O desafio de obter uma alimentação adequada é tão urgente nas cidades africanas quanto nas suas áreas rurais. O crescimento ─ por necessidade económica das famílias ─ da agricultura urbana acontece em todo o continente.
Neste contexto, Uganda, Namíbia, Quénia, Zimbábue e África do Sul já criaram zonas comerciais de aquaponia como uma solução viável para abordar algumas das questões de segurança alimentar.
Vários outros países estão a ver de perto os resultados e preparam-se para investir.
Mas em que consiste a Aquaponia?
Aquaponia é um sistema de cultivo que une a piscicultura e a hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água) e que resolve um problema da piscicultura solucionando um problema da hidroponia.
Basta alimentar os peixes que o ciclo se fecha.
O excremento produzido pelos peixes é rico em nutrientes que alimentam as plantas que por sua vez filtram a água para o peixe.
Os dois sistemas estão fisicamente separados e são interligados por um sistema de bombeamento que leva a água com fezes de peixe para o sistema hidropónico e devolve a água limpa do sistema hidropónico para o tanque com os peixes.
Há muitas vantagens da aquaponia sobre os métodos tradicionais de agricultura, incluindo o uso eficiente de recursos – ou seja, água, fertilizantes, infraestrutura e terra.
Além disso, os alimentos frescos podem ser cultivados em ambientes urbanos, perto de onde as pessoas vivem, o que significa que a necessidade de longas caminhadas e infraestrutura reduz-se assim como a pegada de carbono dos produtos diminui.
A aquaponia pode ser feita em pequena escala, com kits de aquaponia pessoal para complementar a dieta individual ou familiar mas também pode ser feita em escala industrial através de armazéns de aquaponia que podem alimentar milhares.
A aquaponia é muito usada na Ásia, mas também na Austrália e Estados Unidos.
O continente reproduz muitas vezes , e nem sempre o melhor que chega de fora, aqui está uma solução interessante e adaptada a investimentos acessíveis e mercados reais e locais.
Fonte: Mercados Africanos (22.05.2021)