Arquivo de Notícias

Recuperação de infra-estruturas de apoio à agro-pecuária vai aumentar níveis de produção.
Os programas de reabilitação das infra-estruturas de apoio à actividade agro-pecuária e de irrigação em curso na província de Benguela vão permitir atingir uma colheita estimada em 80 mil toneladas de produtos diversos.
A garantia foi dada ontem pelo vice-governador para o sector Técnico e de Infra-Estruturas, Adilson dos Santos, quando presidia à abertura da mesa-redonda sobre "Os Programas Públicos no Sector da Agricultura e Ambiente”, e o lançamento público do "Folheto do Orçamento Geral do Estado”, uma iniciativa da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) com o financiamento do UNICEF.
O governante, que não avançou o horizonte temporal para a conclusão dos programas, destacou os projectos da Canjala, Catumbela, Cavaco, Coporolo e Cubal, que têm como prioridade as culturas do milho, feijão, banana, palmar e hortícolas diversas.
Os programas de reabilitação que visam sustentar tal resgate, salientou, estão em curso e o objectivo é aumentar os níveis de produção.
De acordo com Adilson dos Santos, a província de Benguela apresenta um elevado potencial agro-pecuário, resultante de uma estrutura de solos ímpar e de uma diversidade climática favorável, aliadas a uma rede hidrográfica de invejável qualidade.
A província, referiu, é composta por 10 municípios, e oferece condições favoráveis para o desenvolvimento de uma impressionante variedade de culturas.
Terras aráveis
O vice-governador provincial para o sector Técnico e de Infra-Estruturas de Benguela, Adilson dos Santos, explicou que a província conta com 39.826.83 quilómetros quadrados de área total, das quais cerca de 1 milhão de hectares são terras favoráveis para o desenvolvimento da actividade agrícola.
Os municípios do interior da província, reconheceu, jogam um papel preponderante neste domínio.
Por isso, assegurou, estão programadas acções que visam transformar significativamente as condições de trabalho dos investidores deste segmento de actividade, como a construção da barragem de Cacombo e a reabilitação da barragem do Dungo.
O vice-governador provincial para o sector Técnico e de Infra-Estruturas indicou, ainda, o transvase do rio Coporolo para o Catengue, a reabilitação de alguns sistemas de irrigação para beneficiar directamente os agricultores.
Outras actividades, assegurou, estão em curso nos seis municípios do inte-rior, para garantir melhor ambiente de negócios, nomeadamente a reabilitação das principais vias de acesso que ligam as principais sedes municipais às comunas.
Garantiu que o apoio institucional, com a distribuição de insumos agrícolas, de forma a auxiliar e capacitar os camponeses na produção, é permanente.
Adilson dos Santos assegurou que a agricultura familiar tem sido um factor preponderante para impulsionar a economia e promover maior rentabilidade para a renda das famílias em Benguela.
Enalteceu a iniciativa da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), pela realização da actividade, garantindo que o Governo Provincial de Benguela vai continuar a estar à disposição e reforçar os laços de cooperação, pois são muitos os desafios a vencer rumo ao desenvolvimento da província, em particular, e do país, em geral.
Bem-estar sócio-económico
Ao debruçar-se sobre o "Orçamento Geral do Estado e dos programas públicos”, Adilson Gonçalves explicou que esta ferramenta é o principal instrumento económico e financeiro do Estado para a concretização de acções correspondentes para o ano em curso.
O instrumento tem reflexos directos na vida dos cidadãos, consubstanciados em diversas políticas públicas pelas quais o Executivo tem estado a trabalhar e a desenvolver, com vista ao alcance do bem-estar social e económico.
Fonte: Jornal de Angola - 14.09.2023