A aposta que contínua no sector agrícola é essencial para o processo de diversificação e desenvolvimento da economia angolana, disse, segunda-feira, em Luanda, a Encarregada de Negócios da Embaixada da Noruega, Juni Solbrække.
Em declarações ao Jornal de Angola, a diplomata sublinha que o seu país continua empenhado em ajudar Angola, através do Fundo de Investimento Norueguês para os Países em Desenvolvimento (NORFUND), que tem investido em projectos, como a Fazenda Girassol com vista à expansão de programas ligados à agricultura e à produção alimentar. Juni Solbrække considerou de positiva as relações económicas com Angola, tendo apontado o sector de Energia, com cerca de 30 anos, no mercado local como o principal elo de ligação entre os dois países.
Em relação à segurança alimentar, disse que uma das prioridades do Estado norueguês consiste em assegurar este propósito através da disponibilização de recursos em várias organizações, designadamente o Programa Alimentar Mundial (PAM) que, igualmente, são canalizados para projectos ligados à agricultura e outras áreas.
Em 2023, o valor tributário da Equinor, companhia petrolífera norueguesa, superou o total de montantes destinado ao desenvolvimento proveniente de outros países. Esta acção é positiva porque a presença da referida empresa representa um contributo para a economia local. A Noruega, referiu, tem estado atenta ao surgimento de novas iniciativas, tendo considerado a construção da fábrica de frango pela Westaves Angola, como um contributo fundamental para o exercício do combate à fome e à pobreza.
A aposta financeira no sector privado pode resultar no aumento de empregos que seguidamente continuará a melhorar a economia do país.
Para a representante norueguesa, este tipo de actividades do sector privado são importantes uma vez que contribuem para desenvolver a economia local, por isso precisam de mais envolvimento, não apenas das embaixadas como de todos os agentes para que o projecto se multiplique em todo o país.
Fonte: Jornal de Angola - 25.06.24