Quarenta e cinco milhões de kwanzas é o valor que as cooperativas agrícolas, associações de camponeses, empresários e jovens empreendedores de diversas áreas arrecadaram durante as trocas comerciais e criação de novos negócios na Expo-Matala/2024, que decorreu de 23 a 25 deste mês.
Entre os produtos mais concorridos, o destaque vai para o arroz produzido na fazenda agrícola Olombi Agronegócios, batata-rena e tomate com a marca dos produtores filiados na cooperativa 1º de Maio, bem como as leguminosas, que atraíram clientes não só da circunscrição em referência, como também do Huambo, Lubango, Menongue e Ondjiva. O director de projectos da Fazenda Agrícola Olombi, Paulo Grão, enalteceu a promoção do certame pelas autoridades do município da Matala, por dar oportunidade aos produtores agro-pecuários da região de promover os resultados da lavoura e da criação de animais diversos.
A empresa agrícola aproveitou a Expo-Matala/24 para apresentar o sucesso da lavoura de arroz, resultados positivos alcançados até ao momento e projectos para a extensão do cultivo em novos espaços não só da circunscrição, mas noutras zonas do país, com canais de irrigação. "Projectamos a nossa marca aos feirantes, de modo a preferirem o arroz nacional comercializado a preços módicos”, disse.
Já a cooperativa agrícola 1º de Maio, tida como a maior produtora de batata-rena da região Sul, continua a desenvolver acções para penetrar noutros mercados do Centro e Leste do país, segundo o presidente da agremiação, Victor Fernandes, tendo revelado que a produção dos filiados já superou as 3.000 toneladas de batata-rena e igual número de cebola.
Empenho dos produtores
O administrador municipal da Matala, Manuel Machado Quilende, considerou positiva as trocas comerciais realizadas na Expo-Matala/24, assim como as parcerias feitas entre produtores e comerciantes.
"O município da Matala possui condições para desenvolver a agricultura à escala industrial, daí a importância da feira na atracção de novos investidores”, vincou.
A Expo-Matala, que decorreu no âmbito dos 66 anos da existência da circunscrição, contou com expositores dos municípios de Quipungo, Jamba, Caconda, Cuvango e Chipindo.
Fonte: Jornal de Angola - 26/08/2024