A criação de reservas fundiárias para auto-construção dirigida, implementação de empreendimentos socioeconómicos e projectos agrícolas constam das principais prioridades da administração municipal da Matala para este ano.
De acordo com o administrador municipal da Matala, Manuel Machado Quilende, que apresentava as perspectivas para 2025, a infra-estruturação das reservas fundiárias vai contribuir para a redução do défice habitacional, impulsionar a produção agrícola e garantir a segurança alimentar e impulsionar a actividade comercial e industrial.
"Temos o desafio de melhorar a imagem do município em termos urbanísticos e arquitectónico", disse, referindo que a Matala continua empenhada em vencer, nos próximos anos, o prémio de melhor Município de Angola.
Manuel Machado Quilende disse que a administração trabalha para o reordenamento do comércio a nível do município, para transformar o sector informal em parceria com a banca.
O município pretende assegurar a melhoria das condições das vias de comunicação das estradas secundárias e terciárias para facilitar a circulação de pessoas e o escoamento da produção. "Continuaremos a trabalhar junto das instâncias superiores para que no curto espaço de tempo comecem as obras de asfaltagem no troço Cuvelai, Matala até ao Freixiel", disse.
Constam ainda dos objectivos da Matala para este ano, aplicar medidas redutoras de velocidade na Estrada Nacional 280 e vias secundárias a nível do Município para prevenir acidentes de viação.
No cargo desde Julho do ano passado, Manuel Machado Quilende prometeu dar continuidade aos programas socio-econômicos em curso, potenciar o capital humano, as valências hídricas, agrícolas, de energia elétrica dentre outras no Município.
Fonte: Jornal de Angola - 05 de janeiro de 2025