O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) reforça o seu compromisso com o crescimento económico de Angola ao anunciar um investimento de 290 milhões de dólares. O anuncio foi feito pelo vice-presidente do BAD, Solomon Quaynor, que referiu que um apoio de 3 gigawatts de energia elétrica, por parte do Governo, geraria “um aproveitamento máximo” deste robusto investimento. O qual, divide-se em duas vertentes principais.
200 milhões para o sector agrícola no leste do país e 90 milhões para o sector empresarial.
Corredor do Lobito
Solomon Quaynor, especificou que os 200 milhões estão destinados a fortalecer o sector agrícola no do Corredor do Lobito, em dois eixos específicos: a interligação com a Zâmbia e o reforço dos investimentos na infraestrutura. Segundo o representante do BAD em Angola, Pietro Toigo, a verba faz parte da carteira de investimentos do BAD para o ano de 2025, que totaliza 1,45 mil milhões de dólares e inclui o sector das Finanças, Transporte, Agricultura, Meio Ambiente e outros.
Projecto Crescer
Beneficiário dos restantes 90 milhões de dólares do investimento, o Projecto Crescer pretende formar mais de 95 000 jovens em competências digitais e técnicas, facilitando o acesso ao crédito para “startups” e Pequenas e Médias Empresas (PME). Esta acção estratégica visa estimular a criatividade e a inovação, e assim, contribuir para a diversificação da economia e para a geração de emprego.
Diante deste investimento anunciado, pelo vice-presidente do BAD, importa referir que em Janeiro, deste ano, o Presidente João Lourenço, assinou um acordo no valor de cerca de 79 milhões de dólares (76,6 milhões de euros) para financiar o Projecto Crescer.
Percurso da Comitiva do BAD no País
Durante a visita, o Vice-presidente do BAD reuniu-se com o Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, o Ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, e o presidente da AIPEX, Arlindo Chagas Rangel. Além disso, Solomon teve a oportunidade de conversar com representantes do sector privado, instituições financeiras, associações agroindustriais e a Câmara de Comércio de Petróleo, Gás e Mineração. Nesta visita, o BAD analisou o apoio ao agronegócio, a participação do sector privado no financiamento de infraestruturas e o desenvolvimento de um sector financeiro que atenda pequenas e médias empresas. A visita, permitiu avaliar a diversificação da economia angolana e ajustar o apoio ao sector privado, infraestruturas de transporte e sector financeiro.
Colaboração Estratégica
A colaboração entre o Governo angolano e o BAD é essencial para a implementação de políticas que promovam a inovação e o desenvolvimento socioeconómico do país. A assinatura de acordos e a disponibilização destes fundos são passos decisivos para melhorar o ambiente operacional das empresas, fomentar a competitividade e gerar impacto positivo a nível regional.
Com este robusto investimento, o BAD não só impulsiona o sector agrícola e a modernização das infraestruturas em Angola, como também aposta na capacitação dos jovens através do Projecto Crescer. Este duplo enfoque – na infraestrutura e na formação – estabelece as bases para um desenvolvimento económico sustentável e inclusivo, posicionando Angola como um exemplo de inovação e diversificação na África.
Sexta feira - 14.03.25


