O Fundo de Desenvolvimento Agrário (FADA) financiou, até ao momento, um total de 139 projectos agrícolas, avaliados em mais de dois mil milhões de kwanzas, na província do Cuanza-Sul.
A informação foi prestada, na quarta-feira, na vila do Ebo, pela presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FADA), Felisbela Maria Francisco, durante o acto de entrega de 20 máquinas agrícolas, das quais 18 tractores e respectivas alfaias, bem como duas motocultivadoras, no quadro do Programa de Financiamento ao Sector de Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar.
Entre os contemplados, constam 18 cooperativas agrícolas sediadas nos municípios do Ebo, Conda, Wako-Kungo, Cassongue, Quilenda e Porto-Amboim.
A PCA do FADA explicou que o financiamento é um projecto do Executivo denominado “OSI YETU”, que tem como objectivo garantir a segurança alimentar e acelerar a Agricultura Familiar, visando o aumento das zonas de produçãoe que proporcionem maiores níveis de produtividade agrícola, promover a modernização das práticas agrícolas, assim como fortalecer e empoderar os agricultores familiares a nível do país.
Felisbela Maria Francisco referiu que o financiamento tem um tecto máximo de 50 milhões de kwanzas por cooperativa, cujo reembolso deve ser pago no período de cinco anos, com valores monetários ou produtos agrícolas.
A gestora disse também que o projecto contempla um ano de carência de capital, nove meses de carência de juros, com uma taxa de juros de um por cento, que varia de acordo com o tipo de equipamento solicitado.
A responsável fez saber que o programa prevê, igualmente, financiar mais de três mil equipamentos em todo o país, permitindo que outras cooperativas e agricultores singulares se possam inscrever para solicitar financiamento para a aquisição de equipamentos.
Desde o início do programa, o FADA já financiou, até Abril deste ano, em todo o país, 422 equipamentos, avaliados em mais de dez mil milhões de kwanzas.
Fonte: Jornal de Angola - 23 de maio de 2025


