Icolo e Bengo - A fazenda Vale-Verde, na comuna de Caxicane, província do Icolo-Bengo, prespectiva aumentar a produção de ovos dos actuais 500 mil/dia, para um milhão e 100, disse hoje quinta-feira, o director adjunto da instituição, Moustapha Safa.
Em declarações à ANGOP, o responsável fez saber que, para atingir esses objetivos, a fazenda está a trabalhar no sentido de alargar o seu investimento, com a instalação de mais seis naves para atingir 19, ao contrário das actuais 13, até 2026.
De igual modo, prosseguiu, estão a preparar as condições para importar mais materia prima e aquisição de mais equipamentos, tendo em conta a escassez no mercado nacional.
Neste sentido, prognosticou aumentar o número de colaboradores nacionais na fazenda, de 400 para 500, que trabalharão nos dois períodos (dia e noite), no sentido de suprirem a demanda.
A fazenda localizada há cerca de 15 quilómetros da capital da província, Catete, produz igualmente, para além dos ovos, alimentos para cães, cavalos, gatos, peixe e aves.
Moustapha Safa disse que a princípio o objectivo principal é abastecer o mercado nacional, de modos a garantir a dieta alimentar das famílias angolanas.
Com um investimento de 50 milhões de dólares, a fazenda foi criada em 2020, tem como dificuldades, a importação de matéria-prima e o mau estado da via de acesso a fazenda. EPP/DP/AJQ
Fonte: Angop - 18 de Setembro - 2025