Luanda - O técnico da direcção de crédito do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário, Adão Mataria, apresentou esta quinta-feira, em Luanda, as linhas de financiamento disponíveis que permitam agregar valor às iniciativas de produção local para implementação de indústrias transformadoras em Angola.
Em declarações à ANGOP, à margem da IV edição do Fórum Nacional de Técnicas Empreendedoras (FONTE), sublinhou que a instituição dispõe de soluções financeiras que compreendem as linhas de apoio à pecuária, investimento em equipamentos agrícolas, ligeiros e pesados, bem como o programa "Transforma Aqui".
Referiu que o FADA já financiou até 250 milhões de kwanzas para as micro empresas, Kz 400 milhões para pequenas empresas e 800 milhões para médias empresas, financiamento que servirá para apoiar a implementação de unidades fabris.
Adão Mataria acrescentou que o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) está a trabalhar, com os governos provinciais, para operacionalizar esses programas.
Por seu turno, o presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Angola (AJEA), Alfredo Nguli, entende ser necessário minimizar algumas dificuldades que a classe empreendedora tem encontrado.
"Temos recebido muitas boas iniciativas, mas algumas materializações inibem aquilo que é a nossa expectativa. Precisamos congregar essa classe empreendedora e empresários, visando a busca das melhores técnicas", realçou.
Adiantou que a Associação quer continuar a trabalhar para impulsionar os negócios dos 8 242 membros desta organização, dos quais 5 200 são mulheres.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) é o órgão da administração indirecta do Estado encarregue de conceder recursos financeiros às acções viradas ao desenvolvimento da produção alimentar e para o agronegócio.
Entre outras atribuições, destaca-se também a concessão de apoio financeiro ao fomento da actividade agrícola e pecuária aos camponeses e produtores rurais, às associações e cooperativas agrícolas, com vista à elevação e transformação da actividade produtiva familiar em produção mercantil. HM/QCB
Fonte: Angop - 02 de Outubro de 2025