Arquivo de Notícias

Centro Regional de Liderança da Mandioca inaugurado em Malanje para estimular agricultura

Imprimir

O ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, inaugurou, esta Segunda-feira, o Centro Regional de Liderança da Mandioca (CRLM). Localizado na província de Malanje, este centro vai contribuir para impulsionar o desenvolvimento da agricultura.

Segundo um comunicado do governo provincial de Malanje, a que o VerAngola teve acesso, o recém-inaugurado centro "vai reforçar a agricultura local, promovendo o desenvolvimento sustentável das famílias rurais por meio da melhoria das variedades de plantas e da aplicação das técnicas aprimoradas de cultivo da mandioca".
Em declarações no âmbito da cerimónia de inauguração, o titular da pasta da Agricultura e Florestas salientou o "papel do centro como elemento essencial para a multiplicação de plantas, estimular a produção agrícola e gerar receitas para os cofres do estado".
Citado no comunicado, o ministro disse "ser fundamental divulgar as variedades de mandioca desenvolvidas no centro, para melhor rentabilização do projecto".

Já o responsável do CRLM de Malanje, Moniz Paulo Motombo, informou que o centro "já lançou 15 variedades de mandioca no mercado até ao momento".
De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura e Florestas, a que o VerAngola teve acesso, o centro "ocupa uma área de 14 mil metros quadrados, integrando laboratórios, estufas, áreas de experimentação e espaços de formação técnica".
"O investimento total foi de cerca de 4,15 mil milhões de kwanzas (equivalente a 5 milhões de dólares), financiado pelo Governo de Angola e pelo Banco Mundial, no quadro do Programa de Investigação Agrícola da África Austral (APPSA)", lê-se na nota, que acrescenta que este centro "tem como principal missão impulsionar a pesquisa aplicada e o desenvolvimento tecnológico na cadeia de valor da mandioca, além de outras culturas estratégicas como milho, feijão-caupi, amendoim, batata-doce, soja, banana e milho-miúdo".

Actualmente, a infra-estrutura "conta com 12 técnicos recentemente enquadrados, mas prevê alcançar uma equipa científica composta por 6 doutores, 12 mestres, 24 licenciados e 14 técnicos médios, garantindo a operacionalização plena e sustentável das actividades de investigação".
"A sua implementação já gerou dezenas de empregos directos e indirectos, contribuindo para o fortalecimento da economia local e o desenvolvimento rural de Malanje", refere o comunicado.
A tutela refere ainda que "enquanto Centro Regional de Liderança da Mandioca, o CRLM posiciona Angola como um polo científico de referência na região da SADC, promovendo a inovação, a transferência de tecnologia e a capacitação de agricultores, com impacto directo na produtividade e segurança alimentar do país".
De referir que o CRLM de Malanje é o quinto a ser criado na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Fonte: Ver Angola - 28 de Outubro 2025

Agroportal