MEP financia 270 cooperativas

Imprimir

Luanda – Duzentas e setenta filiados da Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-Pecuárias de Angola (UNACA)  vão beneficiar de financiamento  do  Ministério da Economia e Planeamento (MEP), para alavancar a produção nacional.

 

Segundo o secretário de estado para a Economia, Mário João, que falava na cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento entre o MEP e a UNACA, pretende-se propiciar o exercício das actividades de logística no sector agrícola às cooperativas que tenham beneficiado de apoio no processo de concessão de crédito.

Mário João frisou que a intenção é reforçar o sistema logístico de recolha, selecção, embalagem, conservação e distribuição dos produtos do campo.

A ideia, avançou, é pôr a funcionar, de forma eficiente e estratégica, um sistema de logística que responda às exigências ligadas a cada fase do ciclo associado aos produtos agro-pecuários produzidos e adquiridos, nomeadamente ao nível da sua recolha, selecção, embalagem, conservação e distribuição.

O MEP e a UNACA vão desenvolver e implementar parcerias estratégicas com a indústria agro-alimentar, promovendo sinergias na cadeia de valor, que reforcem a capacidade negocial, prevendo, inclusive, o recurso a mecanismos sustentáveis de obtenção de crédito, para os camponeses.

O MEP esclarece que vai aumentar o número de cooperativas de encontro com as necessidades de forma a reanimar o cooperativismo em Angola.

Por sua vez, o presidente da UNACA, Albano Lussati, esclareceu que a associação conta com dois mil 89 cooperativas legalizadas, frisando que o memorando vai ajudar no surgimento e desenvolvimento de mais cooperativas.

Fonte: Angop (23.01.2021)