Mbanza Kongo – Os agricultores no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, perspectivam um ano agrícola muito produtivo devido a regularidade de chuvas que caem na circunscrição.
Ouvidos esta segunda-feira pela ANGOP, alguns camponeses afirmaram que a colheita de cereais, sobretudo de jinguba e milho, pode superar a primeira fase da presente época agrícola, que ficou marcada por escassez de quedas pluviométricas na região.
Isabel Matondo, camponesa disse ter lançado à terra, em Março último, quantidades consideráveis de sementes de jinguba e milho, cuja safra está prevista para o próximo mês de Junho.
“Estamos todos engajados no cultivo de cereais em grande escala para compensarmos os estragos obtidos na primeira fase agrícola, por falta de chuvas”, realçou.
Graça dos Anjos, também camponesa, disse que um número indeterminado de campos agrícolas ficou destruído de Setembro a Dezembro do ano transacto, devido a ausência prolongada de chuvas no município.
“Perdemos quase toda sementeira na primeira fase da presente campanha agrícola. Acreditamos que com as constantes chuvas que caem sobre a região vamos inverter o quadro”, perspectivou.
Por sua vez, António Zola disse que com as chuvas os agricultores do município sede estão a aumentar as áreas de lavoura para o cultivo não só de cereais, como também de tubérculos, com destaque para a mandioca e batata-doce.
O município de Mbanza Kongo é potencialmente agrícola, sendo a jinguba, milho, feijão, mandioca, gergelim, abóbora, banana, abacaxi e citrinos os produtos mais cultivados.
Fonte: Angop (18.04.2022)


