Malanje - Um kit de meios de produção agrícola, composto por sementes, pulverizadores, semeadora e pequenas moagens, foi entregue sábado, pelo ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, à Casa do Gaiato de Malanje.
A oferta, do Ministério da Agricultura, visa estimular a produção na instituição que vive da auto-sustentabilidade agrícola.
Na ocasião, Manuel Nunes Júnior destacou o papel da Casa do Gaiato na preparação de crianças e jovens para a vida, tarefa que considerou a todos os níveis notável, tendo em conta a filosofia do orfanato orientada para o trabalho.
Por sua vez, a responsável adjunta da instituição, madre Maria Marlene Megia, agradeceu o gesto que, no seu entender, vai impulsionar a actividade agrícola, ultimamente afectada pela escassez de meios.
Entre as dificuldades, citou a paralisação, há dois anos, das oficinas de serralharia e carpintaria por falta de matéria-prima, que eram fontes de arrecadação de renda para sustentabilidade do lar.
Pediu, por outro lado, o aumento das salas de aulas, porquanto as 12 existentes são insuficientes para as crianças acolhidas e outras das 20 aldeias circunvizinhas.
Numa mensagem, as crianças tuteladas pediram apoios em termos de alimentação, medicamentos e bolsas de estudo para o ensino médio e superior.
Fundada há 57 anos, a Casa do Gaiato de Malanje controla, actualmente, 125 rapazes, entre crianças, adolescentes e jovens.
Fonte: Angop