A Arquivo de Notícias

CPLP considera essencial criação de condições para segurança alimentar

Luanda – Os ministros da Agricultura, Pecuária e Pescas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) consideram importante a criação de condições para o asseguramento do direito humano à alimentação adequada e a capacitação institucional sobre a segurança alimentar e nutricional.

 

A troca e partilha de experiência entre os estados no quadro da segurança alimentar fazem parte dos propósitos dos ministros, manifestada esta quinta-feira, em Luanda, na III Reunião Plenária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consan CPLP).

Segundo o ministro da Agricultura e Pescas de Angola, António Francisco Assis, que procedeu o encerramento da reunião, os membros da CPLP recomendam também a troca e partilha de experiência na gestão da pandemia da Covid-19, já que tem um impacto negativo para o bem-estar das populações.

A cooperação entre os estados, com reciprocidade de vantagens, apontou ser essencial para o cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre os vários dossiers da comunidade constam a conservação e transformação dos produtos, de origem vegetal, animal e das pescas, bem como utilização racional dos fito fármacos na agricultura e na pecuária.

António Francisco Assis ressaltou a pertinência da concretização dos objectivos a que os estados membros se propuseram na reunião de Cabo Verde, entre os quais, o reforço das parcerias com o Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e com FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola).

Solicita-se destes organismos internacionais, indicou, maiores oportunidades de apoio técnico e financiamentos para as acções previstas no plano indicativo de actividades de estratégia de segurança alimentar da comunidade.

Às estruturas nacionais competentes, de acordo com apelos feitos pelos ministros da Agricultura, Pecuária e Pescas, deveriam orçamentar anualmente verbas para os objectivos da comunidade, muitas das quais a seriam consignadas no Fundo Especial da CPLP.

Fonte: Angop

agroportal

O Portal do Agronegócio Angolano é uma plataforma polivalente que integra toda a Cadeia de Valor do Agronegócio.

Email:

info@agroportal.ao

Telf:

+244 935 415 252