A Arquivo de Notícias

Dezasseis milhões de dólares na produção de mandioca

A Cooperativa Quitala Casseno, com membros angolanos e sul-africanos, anunciou um investimento de mais de 16 milhões de dólares na produção e processamento de 400 mil toneladas de mandioca por ano, no município de Lucala, 36 quilómetros a Leste de Ndalatando, no Cuanza-Norte.

 

A directora adjunta para a Área de Projectos da cooperativa, Bruna Barros, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que o projecto-piloto  arranca no Lucala. numa área de cerca de 10 hectares caracterizada pelas terras férteis, abundante em água e boas condições climáticas para a prática agrícola. 

Bruna Barros acrescentou que o projecto está alicerçado na estratégia de compra da produção dos associados, para ser processada e embalada de acordo com os padrões internacionais exigidos para a exportação, numa fábrica que vai gerar dois mil empregos directos e indirectos, sendo a primeira de processamento de mandioca do país. As  raízes e as folhas vão ser aproveitadas para a produção de ração animal.

A  directora adjunta do projecto disse que vai ocorrer um processo de adequação, em que os membros sul-africanos que capacitarão os parceiros nacionais, dando todo o suporte técnico para melhorar a qualidade da mandioca.

Do ponto de vista da responsabilidade social, disse, a cooperativa pretende construir uma escola técnica agrária e ecológica de nível médio, chafarizes nas localidades de Caca, Bata, Bange e no bairro Quitala Casseno, bem como de três postos de saúde, além de contribuir para a expansão de programas de electricidade.

Como benefícios, a fábrica pode vitalizar a economia do Lucala e do Cuanza-Norte, para além de mudar a forma de cultivo nos campos, realçou a responsável da co-operativa fundada em Janeiro deste ano.

Fonte: Jornal de Angola (24.07.2021)

 

agroportal

O Portal do Agronegócio Angolano é uma plataforma polivalente que integra toda a Cadeia de Valor do Agronegócio.

Email:

info@agroportal.ao

Telf:

+244 935 415 252