A Arquivo de Notícias

Executivo já disponibilizou mais de 400 tractores às cooperativas em todo país

Pelo menos 451 tractores de marcas e portes diversos já foram distribuídos em 400 cooperativas agrícolas em todo o país, beneficiando mais de 15 mil ex-militares e não só, revelou quinta-feira(6) ao Jornal de Angola, o porta-voz da Comissão Multisectorial para a Operacionalização da Entrega dos Tractores às cooperativas de ex-militares.

André Zinga falava em exclusivo a este jornal, na cerimónia de outorga dos certificados a 64 engenheiros e técnicos angolanos que concluíram o curso de Formação de Formadores para Operadores de Tractores, promovido pela fábrica de montagem de máquinas e suplementos agrícolas, Kaheel Agricultura Angola, em parceria com os Ministérios da Agricultura e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário  (FADA).

André Zinga disse que os equipamentos foram entregues no âmbito de dois programas virados para dinamizar a produção agrícola no país, um de iniciativa presidencial e outro do Executivo.

Segundo André Zinga, dos 451 tractores e as respectivas alfaias, 350 são parte dos 500 anunciados pelo Presidente da República, João Lourenço, no discurso sobre o Estado da Nação, na Assembleia Nacional, a 15 de Outubro de 2020.

Os respectivos meios agrícolas foram montados e adquiridos na fábrica Kaheel Agricultura Angola, com fábricas na Zona Económica Especial, ZEE Luanda – Bengo e no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana (PDIV), em Luanda, informou André Zinga, realçando que os 101 tractores fazem parte de um pacote de 104, que resultou da compra e importação, na Coreia do Sul, inseridos no quadro do Programa do Executivo que visa acelerar a conclusão do processo de reintegração dos ex-militares ou desmobilizados, também anunciado em 2020.

O secretário de Estado para a Acção Social disse, na ocasião, que os meios entregues às associações e cooperativas agrícolas contemplaram mais de 15 mil pessoas das 18 províncias, sendo 15.068 ex-militares, além de seus familiares e membros de várias comunidades.

Dar longevidade às máquinas

Lúcio do Amaral, que prestigiou a cerimónia, em representação da titular da pasta da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, referiu quanto à formação, que a mesma é uma iniciativa que visa garantir os melhores serviços de manutenção e operacionalidade das máquinas agrícolas, a actuação dos operadores de tractores, além de melhorar o sector da Agricultura, por forma a garantir uma produção em grande escala, para lidar com a escassez de alimentos no país.

Lúcio do Amaral disse que os 64 engenheiros e técnicos recém-formados vão percorrer as 18 províncias, onde vão instruir os membros das associações e cooperativas agrícolas a manusear as máquinas. "Os formadores vão qualificar as comunidades agrícolas  de todo o país de modo que as suas actividades sejam premiadas com êxito, aprimorando as suas habilidades para produzirem os melhores resultados possíveis no campo por meio do uso de tractores”, disse para quem o programa de formação consistiu em formar mecânicos de tractores especializados a nível municipal para apoiar os usuários de tractores em termos de reparação pós-venda.

O director da fábrica de montagem de tractores disse que a formação visa educar os membros da comunidade agrícola a operar e garantir a manutenção de tractores para obter o máximo de rendimento dos mesmos.

Saleem Memon concluiu que é ainda objectivo da iniciativa aumentar o tempo de vida útil das máquinas, através do manuseamento adequado e responsável. "A educação sobre a tecnologia elimina o medo das pessoas, de adoptar uma única solução, sendo para isso a formação o caminho para atingir o objectivo”, disse o director da fábrica Kaheel Agricultura Angola.

Fonte: Jornal de Angola (07/07/2022)

 

agroportal

O Portal do Agronegócio Angolano é uma plataforma polivalente que integra toda a Cadeia de Valor do Agronegócio.

Email:

info@agroportal.ao

Telf:

+244 935 415 252