Arquivo de Notícias

PDAC financia 20 projectos de produção de grãos e ovos.
Ndalatando - Vinte projectos de produção de grãos, aves e ovos, dos 26 aprovados, estão a ser financiados pelo Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), na província do Cuanza Norte.
O PDAC tem como objectivo aumentar a produtividade das cadeias de valor do milho, feijão, soja, café, ovos e frangos,e garantir o acesso dos produtos aos mercados.
Em declarações à imprensa, hoje, quarta-feira, em Ndalatando, o representante do PDAC no Cuanza Norte, Elias Mouzinho, informou que cada projecto está a beneficiar do valor mínimo de 67 milhões de kwanzas e máximo de 220 milhões.
Esta linha de financiamento, informou, continua aberta. A instituição está a receber candidaturas de projectos para avaliação e financiamento.
O projecto tem também disponível o pacote PDAC JOVEM, que já financiou 13 jovens empreendedores do sector agrícola com quatro milhões de kwanzas cada, para aumentar os níveis de produção e melhorar as técnicas de cultivo.
Foram financiados projectos de jovens nos municípios de Lucala, Cazengo, Golungo Alto, Cambambe e Quiculungo, num universo de 15 candidaturas.
O PDAC JOVEM é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Florestas (Minagrif), através do Gabinete de Estudos Planeamento e Estatística (GEPE), no quadro do PDAC.
Dispõe de USD 230 milhões para financiar cooperativas e pequenos agricultores. É um programa do Executivo, financiado pelo Banco Mundial (130 milhões de dólares) e a Agência Francesa para o Desenvolvimento (USD 100 milhões).
O Programa fomenta a participação no agro-negócio e encoraja a criação de redes para o desenvolvimento sustentável do sector.
Visa ainda permitir aos beneficiários (micro, pequenos e médios agricultores), o fortalecimento da produção e comercialização, desenvolvimento de infra-estruturas, reforço institucional, melhoria do ambiente de negócios e gestão de projectos.
Tem igualmente a finalidade de catalisar o potencial da agricultura, apoiando empresários elegíveis e Pequenas e Médias Empresas (PME) nas áreas do projecto, na adopção de melhores tecnologias, melhoria das qualificações, acesso a mercados financeiros e processamento e comercialização da produção.
Os projectos de investimento das PME devem actuar nas cadeias de valor do milho, feijão, soja, café, ovos e frangos, abrangendo dois corredores rodoviários que compreendem as províncias de Luanda, Bengo, Cuanzas Norte e Sul, Malanje, Huambo, Bié e Huíla. EFM/IMA/CRB
Fonte: Angop -13.09.23