A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e a sua congénere de Portugal assinaram, segunda-feira, em Lisboa, uma declaração de parceria para troca de boas práticas no âmbito das missões empresariais.
Um comunicado refere que, pela parte angolana, o documento foi rubricado pelo PCA da AIPEX, Arlindo das Chagas Rangel, e pela portuguesa, pelo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP), Filipe Santos Costa.
As duas entidades assinalaram o forte compromisso na cooperação entre as instituições.
Os trabalhos prosseguiram com o Seminário sobre Boas Práticas na Organização de Missões Empresariais, realizado nas instalações da AICEP, em Lisboa.
O evento incluiu a apresentação das principais conclusões do estudo sobre a experiência de promoção da exportação e atracção de investimento em Portugal e em Angola e mesas-redondas sobre as melhores práticas nos sectores agro-alimentar e das infra-estruturas.
Missão em Portugal
A AIPEX está em Portugal para uma missão inserida na Acção de Melhores Práticas Internacionais para a preparação e organização de missões empresariais, dinamizada em parceria com a AICEP e com o apoio da Facilidade de Diálogo União Europeia-Angola.
Esta Acção visa reforçar o diálogo em políticas públicas entre a União Europeia e Angola na área do crescimento económico e desenvolvimento sustentável, bem como apoiar o esforço de diversificação económica no país.
A missão a Portugal encerra uma Acção de Diálogo entre a AIPEX e a AICEP, que incluiu uma missão com um workshop realizado em Luanda de 15 a 16 de Abril.
A Acção inclui, igualmente,capacitação online de técnicos e dirigentes da AIPEX pela Academia AICEP, elaboração de um estudo sobre as experiências portuguesa e angolana na promoção das exportações e atracção de investimento e criação de um guia de boas práticas para missões empresariais.
Hoje, a AIPEX, acompanhada pela AICEP, visita o Complexo Industrial e Logístico de Sines, para conhecer o contributo da AICEP Global Parques na atracção de investimento, e projectos em curso na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e no Porto de Sines.
A agenda prevê encontros com os dirigentes da AICEP Global Parques, da Zona Industrial e Logística de Sines e da Administração do Porto de Sines.
Fonte: Jornal de Angola - 28.05.24