Angola e a Coreia do Sul unem esforços em Seul! Memorando de Entendimento assinado para impulsionar o projeto K-Rice Belt, visando aumentar o cultivo de arroz em Angola. José de Lima Massano representou o Executivo angolano no acto como Ministro da Coordenação Económica e assinou um Memorando de Entendimento com a Korea Trade Insurance Corporation para financiar projetos no setor energético, especialmente em fontes renováveis.
Celebrando 30 anos de cooperação! O ministro realçou as sólidas relações entre os países, impulsionadas pelo Acordo Geral. Uma parceria que viu a construção de navios-sonda e plataformas para o sector petrolífero em Angola. O governante destacou as potencialidades económicas de Angola, com um solo rico em recursos naturais e medidas para diversificar a economia. Falou que se está a diversificar a economia com o Plano Nacional de Fomento à Produção de Cereais, reservando terras para plantação de vários cereais e envolvendo investidores privados. Prioridade: segurança alimentar e exportação sustentável.
José de Lima Massano destacou as vantagens comparativas de Angola na produção de energia renovável, como solar e hídrica. Em breve, a procura local será excedida, permitindo exportações e novas oportunidades de investimento. As vastas áreas sub-exploradas do país contêm minerais críticos como cobre, cobalto, manganês e lítio. Falou que as autoridades angolanas estão a implementar uma estratégia inovadora para atrair investidores, focando na transparência. A adesão à Iniciativa de Transparência nas Indústrias Extractivas em 2022 é um marco importante!
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, representou o Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira Coreia-África 2024. O evento teve lugar nos dias 4 e 5 de Junho em Seul com o objetivo de fortalecer os laços entre África e Coreia do Sul.
Cimeira multilateral reuniu representantes de 48 países africanos e quatro organizações regionais, incluindo a União Africana. Co-presidida pelo Presidente sul-coreano Yoon-Suk Yeol e o Presidente da Mauritânia Mohamed Ould Cheikh AI-Ghazouani
A delegação Angolana foi composta pelos secretários de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores, das Finanças e do Tesouro, pelo secretário de Estado para as Florestas, assim como pelo embaixador de Angola na República da Coreia.
Quinta Feira - 06 de Junho 2024