Luanda - Angola vai, finalmente, integrar a Zona de Comércio Livre (ZCL) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a partir de Junho deste ano, confirmou, esta terça-feira (27), em Luanda, o ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira.
O governante fez o anúncio durante a 19.ª edição do Café CIPRA, com o tema "Angola no centro da diplomacia africana", avançando que a integração do país vai ser aprovada na Conferência dos Ministros do Comércio da SADC, ao que se seguirá a sua ratificação pela Cimeira dos Chefes de Estado da organização regional, a decorrer brevemente.
De acordo com o ministro, trata-se de um passo significativo na consolidação das sub-regiões africanas, enquanto factor fundamental para o alcance da independência económica de África e de Angola, em particular.
Rui Miguêns de Oliveira afirmou ter chegado o momento de o país entrar na ZCL, sublinhando que os desafios da integração e da concorrência dos vizinhos e parceiros, na região, devem representar um factor importante para que os empresários nacionais possam trabalhar num patamar diferente.
Disse que Angola está em condições de ser parceira de outras economias regionais, no âmbito do processo de complementaridade, que já tem sido levado a cabo por alguns produtores nacionais.
Reconheceu o progresso que o continente tem registado nos últimos anos, justificado com o aumento da produção interna dos países e a sua consequente industrialização.
A entrada de Angola na ZCL representa um passo significativo na integração económica regional, permitindo a eliminação ou redução de barreiras comerciais entre o país e outros membros da SADC, além de promover o comércio transfronteiriço e o investimento em infra-estruturas, ou seja, a adesão permitirá que o país acesse um mercado mais amplo, com redução ou eliminação de tarifas alfandegárias, facilitando o comércio e atraindo investimentos.
O processo de consolidação da ZCL-SADC prevê, inicialmente, o enquadramento dos países que ainda não são membros plenos, como Angola. Com isso, o país passará a beneficiar da simplificação das regras de origem e outras vantagens comerciais.
Angola, sendo um dos maiores mercados da SADC, tem grande potencial para fortalecer o comércio intra-regional e alavancar a sua economia.
A Zona de Comércio Livre da SADC está em vigor desde 2008, com 13 dos 16 membros da organização com participação activa nas transacções comerciais. ACC/QCB
Fonte Angop - 27 de Maio. 2025