Angola e Brasil reforçaram os laços de cooperação no combate à fome e promoção da segurança alimentar durante o II Diálogo Brasil-África, realizado de 19 a 22 de Maio, em Brasília. O evento foi significativo para a colaboração entre os dois países, com foco em soluções sustentáveis para os desafios alimentares de Angola.
Experiência Brasileira Pode Inspirar Angola
Durante o fórum, o Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, enfatizou a importância da agricultura familiar e da implementação de tecnologias adaptadas aos diversos biomas, ao ressaltar que "há 50 anos, o Brasil era importador de alimentos, como ainda ocorre em muitos países". Ele destacou o papel da Embrapa na transformação do cenário agrícola brasileiro e sugeriu que experiências similares podem ser adaptadas ao contexto angolano.
Angola, representada pelo Ministro da Agricultura e Florestas, Isaac Dos Anjos, demonstrou interesse em replicar modelos de sucesso brasileiros, especialmente focados na agricultura sustentável e na resiliência climática. A delegação angolana participou de visitas técnicas a áreas de produção agrícola no Brasil, e focou na troca de experiências e na identificação de práticas que possam ser implementadas no nosso país.
Fundo Soberano Aponta para Autossuficiência
Além disso, o Fundo Soberano de Angola (FSDEA) apresentou sua estratégia de investimentos focada na segurança alimentar, com destaque a projectos que focam na produção de fertilizantes e o fortalecimento da cadeia de valor agrícola. Essas iniciativas estão alinhadas com os esforços do governo angolano para reduzir a dependência de importações e promover a autossuficiência alimentar.
44 Países Africanos Apoiam Iniciativa
O fórum contou com a participação de representantes de 44 outros países africanos, como o Quénia, África do Sul e o Egipto, que expressaram apoio à iniciativa liderada pelo Brasil, para fortalecer a segurança alimentar no continente. A colaboração entre os países lusófonos foi, também, destacada como essencial para enfrentar os desafios alimentares globais.
Este encontro reforça o compromisso de Angola em buscar parcerias estratégicas para alcançar a soberania alimentar e promover o desenvolvimento sustentável, ao alinhar-se às metas globais de erradicação da fome e promoção da segurança alimentar.
Sexta Feira - 30.05.25