Huambo - O presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Pecuárias de Angola (FENACOOPA), Salvador Rodrigues, defendeu, esta quarta-feira, no Huambo a necessidade da recuperação da pecuária leiteira nesta região do país, com a aplicação do conhecimento científico.
O responsável falava na abertura da II edição da Feira Agro-pecuária e Leilão do Gado, que decorre no parque de exposições do antigo Jardim Zoológico, com a participação de 37 expositores, que colocaram à disposição perto de 400 animais, entre bovinos, caprinos, ovinos, suínos, aves e peixes.
Disse que a produção do leite por ocupar menos espaços verdes deve ser tida em conta, num trabalho conjunto entre o Governo da província do Huambo e a Universidade José Eduardo dos Santos, para que em pouco tempo se possa ter sucesso na recuperação da pecuária leiteira.
"Huambo é a região do conhecimento, daí que a produção não pode caminhar sem a ciência", enfatizou.
Destacou que o município do Ucuma, um dos 17 desta região do país, possui grandes potencialidades de plantio de árvores e muito capim daninho, fundamentais para a integração do agro-silvo-pastoral e que devem ser preservados.
Por seu turno, o presidente da Cooperativa de Criadores de Gado da província do Huambo, Luís Sampaio, disse que o evento vai contribuir para o fomento da produção do gado e, consequentemente, responder à necessidade da proteína animal.
A feira, uma iniciativa promovida pela Cooperativa dos Criadores de Gado do Huambo (CCGH), em parceria com a Federação Nacional das Cooperativas Pecuárias de Angola (FENACOOPA), realiza-se em paralelo à Expo-Huambo, a decorrer de 25 a 28 do corrente mês, no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem.
O leilão de gado, o primeiro desde 2007, constitui o grande momento da feira, que se encerra no domingo, com a presença de produtores de Benguela, Bié, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Cunene, Huíla, Luanda, Moxico e Namibe. JSV/ALH
Fonte: Angop- 24 de Set 2025