Huambo - O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, destacou, esta quinta-feira, a necessidade da produção agrícola estar acompanhada da qualificação de quadros, para explorar as potencialidades agrícolas locais e modernizar o sector industrial.
O governante intervinha no abertura da II edição da Expo-Huambo, a decorrer até domingo (28) no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, na cidade capital, sob o lema "Conectar negócio para diversificar a economia".
Disse ser importante continuar a investir na capacitação técnico-profissional, para que o Huambo se assuma como um dos celeiros de produção de quadros no sector agrícola e não só.
Afirmou que a agricultura constitui a principal ferramenta para impulsionar a economia, daí a necessidade da melhoria da qualidade e, mesmo tempo, a transformação dos alimentos produzidos localmente.
Lembrou que a província tem uma capacidade de produzir, aproximadamente, três milhões, 888 mil e 181, 70 toneladas de produtos agrícolas diversos, principalmente nas fileiras de produção de cereais, leguminosa, hortícolas e outras tantas culturas.
O governador disse que a região regista ocorrências de minerais como o ouro, diamante, cobre, quartzo, entre outros que necessitam de exploração, para estarem à disposição da riqueza nacional, a par do turismo
Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração do grupo Eventos Arena, Bruno Albernaz, disse que a realização da II edição da Expo-Huambo constitui a consumação da determinação, da visão e da confiança de todos aqueles que acreditaram no evento, que reúne 257 expositores.
Afirmou tratar-se de uma verdadeira plataforma de negócios, inovação e partilha de conhecimentos.
Com encerramento marcado para domingo, a Expo-Huambo decorre sob o lema "Conectado negócio para diversificar a economia". JSV/ALH
Fonte: Ango - 25 de Setembro de 2025