Cassengo - Cento e 50 hectares de terra foram preparados no ano agrícola 2025-2026, no município do Cassengo, província da Lunda-Sul, para o cultivo de arroz, milho e feijão, pela fazenda chinesa "Global Venture", no quadro da diversificação do plantio na região.
A fazenda conta com uma produção de 50 hectares de milho na fase vegetativa, igual número de feijão e arroz, sendo a perspectiva colher mais de 100 toneladas destes produtos.
O presidente da fazenda, Zang Wang, disse esta quinta-feira à ANGOP que o cultivo de cereais é importante para a criação de postos de trabalho directos e indirectos, e contribui para a produção alimentar e o desenvolvimento económico do município do Cassengo.
Afirmou que trabalha com fundos próprios, e que aguarda sereno por apoios da banca, que, a concretizar-se irá fazer outros investimentos na região.
Por seu turno, o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca do município do Cassengo, Inocêncio Cachissassa, disse que o Executivo tem criado condições para melhorar o ambiente de negócio no sector privado.
Realçou que a fazenda conta com um potencial hídrico, solos aráveis e condições de mecanização para o desenvolvimento de outras culturas, tendo reconhecido que os produtores estão paulatinamente a atender o apelo do Titular do Poder Executivo, João Lourenço, para uma cultura sustentável da produção de cereais em todo o país.
A fazenda, criada em Maio de 2025, congrega 22 angolanos e quatro técnicos chineses.
Na campanha agrícola 2024-2025 envolveram-se 287 cooperativas e 369 pequenos produtores da província da Lunda-Sul, numa área com mais de cinco mil e 560 hectares, tendo-se colhido 32 mil 800 toneladas de alimentos.
O município do Cassengo surgiu da Nova Divisão Político-Administrativo (DPA) e possui uma superfície de 6.021,95 Km² e uma população estimada em 259 mil 306 habitantes, distribuídos em 42 aldeias e 10 bairros. JW/SR
Fonte: Angop - 23 de Outubro de 2025


