A VIVA Seguros e a AAPA - Associação Agropecuária de Angola celebraram, em 31 de Outubro de 2025, um memorando de parceria com vista à promoção de soluções de protecção e sustentabilidade no sector agrícola. Na cerimónia, estiveram presentes o CEO da VIVA Seguros, Damien Veerapatren, e o Presidente da AAPA, Wanderley Ribeiro.
A VIVA Seguros e a Associação Agropecuária de Angola (AAPA) celebraram, em 31 de Outubro de 2025, um memorando de parceria com vista à promoção de soluções de protecção e sustentabilidade no sector agrícola. Na cerimónia, estiveram presentes o CEO da VIVA Seguros, Damien Veerapatren, e o Presidente da AAPA, Wanderley Ribeiro.
Objectivos da Colaboração
O acordo visa reforçar a resiliência do sector agrícola angolano, através da cooperação institucional e da implementação de iniciativas conjuntas que apoiem o desenvolvimento rural e a segurança alimentar. A AAPA sublinhou a importância de instrumentos de mitigação de risco, formação e sensibilização dos agricultores.
O que este acordo nos dá, são mecanismos para cooperar e mitigar riscos no sector. Sendo um dos instrumentos, a capacitação dos profissionais, vamos trabalhar juntos em programas de formação, para dar aos operadores de máquinas agrícolas por exemplo, maior domínio sobre os equipamentos que operam, esta medida minimiza a chance de um risco se materializar.
“Que a agricultura é uma actividade envolta em muitos riscos, todos já sabemos. Agora, não criar soluções e sinergias para mitigar os riscos, isso é que não pode ser, porque assim, comprometemos o prato de comida que deve chegar à mesa de todos os angolanos. Não correr riscos é por si só um grande risco. Neste quesito, os produtores agrícolas revelam muita coragem e resiliência”, concluiu o presidente da AAPA.
Contexto e Relevância
No mercado segurador angolano, a VIVA Seguros registou, em 2024, prémios brutos no valor de 29,3 mil milhões Kz, um aumento de 563% face a 2023. O ramo “Agro” representou cerca de 3% dessa carteira. Segundo a AAPA, as perdas económicas directas na agricultura em Angola podem atingir cerca de US$ 100 milhões por ano, o que reforça o papel crítico dos seguros agrícolas.
Próximos Passos
A VIVA Seguros afirmou que já desenvolve projectos em 7 províncias e 54 municípios, em ligação à AAPA. As acções futuras deverão incluir o desenho de produtos adaptados ao sector agrícola, e a capacitação de actores da cadeia produtiva.
Fontes: PRIMEIRO IMPACTO, Expansão, AAPA ANGOLA.
04 de Novembro.2025


