Luanda – Cerca de 2.3 mil milhões de kwanzas foram disponibilizados pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) para financiar seis projectos agro-industriais nas províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Malanje, Huambo e Namibe, no quadro do programa “Transforma Aqui”.
O facto foi anunciado, recentemente, em Luanda, pela presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisberta Francisco, no lançamento oficial do programa de comunicação do Governo "Angola Produz".
Uma das empresas beneficiárias situa-se na província de Icolo e Bengo, e vai desenvolver a produção de carne de frango, gerando mais de 100 postos de trabalho.
Na província do Namibe, a empresa que assinou contrato com o FADA vai implementar uma fábrica de transformação de frutas, processamento de alho e conservas de piri-piri, empregando 15 trabalhadores.
Ainda no Namibe, beneficiou de um crédito uma outra empresa, ligada a criação e abate de suínos, controlando mais de 24 mil cabeças e com capacidade de abate de cerca de 16 mil suínos por ano.
Por seu lado, em Luanda, a empresa beneficiária do financiamento vai implementar um abatedouro avícola, enquanto, na província de Malanje, a que beneficiou dos fundos do FADA vai desenvolver actividade de cultivo e processamento de café, num volume de 500 toneladas por ano, gerando 32 postos de trabalho.
A sexta empresa beneficiária, localizada na província do Huambo, vai implementar uma indústria moageira para produzir farinha de trigo e de milho e ração animal, com uma capacidade instalada para processar cinco mil 400 toneladas por ano, e, numa primeira fase, criar 37 postos de trabalho.
Segundo Felisberta Francisco, os financiamentos destinam-se a valorizar a produção local, criar emprego e integrar cadeias produtivas, sublinhando que o programa “Transforma Aqui” já financiou 12 projectos de micro, pequenas e médias empresas, num volume de 4,3 mil milhões de kwanzas.
Referiu que o programa é acessível a micro, pequenas e médias empresas, oferecendo condições de financiamento que incluem carência de dois anos, taxa de juro anual de sete por cento e prazos flexíveis até 84 meses.
Fonte: - Gira- Noticias 29/01/2026


