Um grupo de 24 famílias camponesas, entre pequenos produtores, agricultores, associação e cooperativas agrícolas, das aldeias de Camunda, Cassenje e Capandela, na comuna do Cuima, município da Caála, província do Huambo, beneficiaram, de 48 cabeças de gado bovino para atracção animal, no âmbito do projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização.
O projecto da MOSAP II, iniciado em 2017, na província do Huambo, que conta com financiamento do Banco Mundial, em parceria com o Executivo Angolano, tem como finalidade apoiar a agricultura familiar para que os camponeses possam aumentar as áreas de produção e produtividade, visando garantir, auto-suficiência alimentar no seio das comunidades rurais.
O oficial de monitoria e avaliação do projecto, na província do Huambo, Francisco Kassoma, explicou aos beneficiários de que a entrega das 48 cabeças de gado bovino é um acto simbólico, enquadrado nas actividades de apoio de aumento à produção e que prevê ainda este ano proceder ao fornecimento de 422 cabeças de gado bovino, a algumas famílias camponesas, nos sete dos onze municípios da região.
Os municípios de Chicala Cholohanga, Ecunha, Mungo, Bailundo, Huambo, Londuimbali e Cachiungo, respectivamente, são os que vão receber este projecto. O programa de apoio à agricultura familiar, garantiu Francisco Kassoma, espera abranger um universo de 211 famílias camponesas, onde, cada uma, recebe igualmente uma junta para atracção animal .
O administrador da Comuna do Cuima, Henriques Silvério Catumbela, enalteceu a iniciativa do projecto MOSAP II, tendo referido que o mesmo vai impulsionar as famílias camponesas a alargar as áreas de produção e produtividade.
Fonte: Jornal de Angola (24.12.2020)