A Arquivo de Notícias

Tractoristas em formação

Huambo – Quarenta tractoristas de cooperativas constituídas por ex-militares das províncias do Huambo e Cuanza Sul participam desde hoje, terça-feira, numa formação sobre o manuseio dos equipamentos colocados à sua disposição.

 

Com a duração de 15 dias, acção formativa está a ser coordenada por uma comissão multissectorial, em parceria com a fábrica de montagem de tractores “Kaheel, Agricultura Angola”, no quadro do programa do Executivo angolano de apoio às cooperativas dos ex-militares.

A estratégia visa  alagar as áreas de produção, para fazer face aos desafios da diversificação económica e de combate à pobreza.

Ao discursar na abertura do evento, o consultor do secretário de Estado para  Acção Social, André Zinga Nkula, disse que foram seleccionadas 33 cooperativas de ex-militares, distribuídos em 33 municípios das províncias do Huambo, Benguela, Huíla e Cuanza Sul, melhor organizadas e com a situação jurídico-legal regularizada.

Disse que um dos objectivos deste programa passa em retirar estas organizações agrícolas da informalidade, daí o incentivo para que estejam legalizadas e, posteriormente, terem acesso ao financiamento bancário.

André Zinga Nkula referiu que, numa primeira fase, a comissão multissectorial recebeu 49 tractores da fabrica Kaheel, quatro dos quais destinados ao treinamento de operadores e mecânicos, sendo que dois destes foram instalados na província do Huambo e os outros no campo experimental agrícola do Mazozo, na província de Luanda.

Por seu turno, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, José Cornélio, disse que um dos benefícios da formação dos operadores está relacionado com a durabilidade dos meios, através de um manuseio mais adequado e com uma manutenção mais ajustada.

Fonte: Angop (09.02.2021)

agroportal

O Portal do Agronegócio Angolano é uma plataforma polivalente que integra toda a Cadeia de Valor do Agronegócio.

Email:

info@agroportal.ao

Telf:

+244 935 415 252